quarta-feira, 29 de maio de 2013

Uma ótima leitura.

Hoje o gole é de chá mate quentinho!

Vim falar de um livro que terminei de ler ontem.
O Monge e o Executivo de James C. Hunter


Como estudante de administração o livro me trouxe diversos conceitos muito proveitosos para minha formação.
O livro narra a história de John, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, marido e pai de dois filhos.
Desde muito cedo John tem sonhos constantes com o nome ''Simeão'' e ele não compreendia o porque de sonhar repetidas vezes com esse nome e receber a mensagem através do sonho: ''Ache Simeão e ouça-o.''

Depois de alguns acontecimentos em sua fábrica e constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a perder o controle das coisas.
Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente conhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz.
Resistente, John decide ceder e ir ao retiro. Lá, descobre que o grande e conhecido executivo Len Hoffman era um dos frades do local e iria ministrar as aulas ao longo do retiro e seria responsável pelo curso de liderança porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.

Durante as aulas foi discutido a diferença entre poder e autoridade, discutiu-se o velho e o novo paradigma de como deve-se colocar diante dos clientes e a importância que os operadores tem para a empresa.
O livro enfatiza diversas vezes que para liderar com autoridade deve-se servir os liderados, detectar e atender as suas necessidades legitimas, ser honesto, fiel, atento, deixar todas as expectativas claras e dar o feedback para o liderado para que ele saiba onde encontra-se as falhas e poder melhorar.
Além disso, o livro mostra a importância do líder influenciar os seus liderados pelo exemplo que ele dá, como um espelho para os mesmos. O bom líder precisa mostrar aos seus liderados que está disposto a crescer e a mudar junto com todos, se necessário for.

Mas para mim, o ápice do livro, que vai além da minha formação acadêmica e passará a fazer parte da minha vida pessoal é o capítulo em que fala-se de Amor.

Por incrível que pareça nenhum livro de romance definiu o amor melhor do que esse.
O livro mostra o amor como um comportamento não como um sentimento.
Ele diz que ''o amor é o que o amor faz'' , o amor é o modo como nós nos comportamos diante das pessoas 
ou seja, você pode não gostar muito de uma pessoa mas pode agir com amor e com respeito diante dela. 
Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos forçaria a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas como humanos.
Esse pra mim foi o auge do livro, um ensinamento incrível. Admito, difícil de ser colocado em prática, mas com certeza algo que nos traria um retorno imenso além de transformar a sociedade desrespeitosa que temos diante de nós. 


Por fim, o livro termina com o capítulo ''Recompensas''. Diz que se conseguirmos aplicar esses pequenos atos de humildade, como conseguir reconhecer e ressaltar algo de bom que o próximo tenha feito, servir e ajudar quem precisa e passar por cima do nosso ego nos trará não só recompensas pessoais ou profissionais, isso nos trará créditos com nossa alma e com o nosso Deus em particular, seja ele qual for, além é claro de nós passarmos a nos sentirmos orgulhosos de estar fazendo algo com e para o próximo.

Enfim, é um ótimo livro e eu recomendo a todos, estudantes ou não de administração.
O autor conseguiu conduzir o livro de uma maneira incrível. Com uma linguagem simples e fácil de entender o livro prende nossa atenção e nos deixa espantando com algumas definições que para nós sempre pareceu óbvio mas que na verdade são traduções de atos corriqueiros mas que a gente, quase nunca, poem em prática.

Leiam e me falem depois o que acharam.

Um ótimo dia.

Bruna Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário